Perguntas que respondi ao site AreaH sobre Analista de Mídias Sociais

O site AreaH publicou uma matéria sobre  “Trabalho do século 21 – Redes sociais ganham mais espaço e despertam interesse das grandes empresas; prepare-se para um mercado em plena expansão”  que está em http://www.areah.com.br/vibe/carreira/materia/7955/1/pagina_3/trabalho-do-seculo-21.aspx#a_texto

Faço parte da matéria com uma citação. Abaixo as perguntas que respondi sobre o tema para a publicação.

 

1- O que exatamente faz um profissional de mídias sociais?

É uma profissão recente, decorrente dos avanços tecnológicos, principalmente nas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). E tem tido um papel fundamental dentro das organizações no relacionamento entre a empresa e seus públicos que se encontram em Redes Sociais, através de plataformas como Twitter, Facebook, Orkut e tantas outras. Mas não se limita a isso. Há um importante papel deste profissional no monitoramento da empresa na Rede, no engajamento de funcionários, no trato com os Stakeholders e Moveholders, na mensuração do desempenho e resultados obtidos em ações em Redes Sociais, na educação e no treinamento do público interno, através do Social Media Training, para citar algumas das aptidões deste profissional

 

2- Qual é o seu mercado de atuação? Existem muitas ofertas de vagas?

O mercado é onde há há preocupação da organização em tratar bem a sua comunicação, tanto com o público externo, quanto com o público interno. Não há mais como pensar que não vivemos em uma Sociedade em Rede. Então o público de interesse de qualquer negócio – e vamos deixar claro aqui que não podemos limitar tudo a compra e venda de um produto, já queum jogador de futebol ou um cantor “vende” a sua imagem – está hoje em Rede. E se está em Rede, é necessário e imperioso que haja a preocupação em se relacionar também no ambiente digital com este público. Você pode até achar que não estão falando da sua empresa ou de você nas Redes Sociais. Mas tem gente lá falando sim! Então isso é mercado. E precisa de profissional lá para cuidar deste relacionamento. Falando especificamente de vagas, há um burburinho sim. As empresas estão despertando para esta realidade. Mas a tendência é que o profissional de comunicação comece a ser preparado para desempenhar mais esta função e acabe acumulando num perfil meio que multitasking.

 

3- Os profissionais estão conseguindo responder preencher as vagas disponíveis no mercado?

Sim, estão! Tem muita gente que já vinha trabalhando com Internet desde de meados da década de 1990 – entre 1997 e 2000 – e que hoje são grandes referências. Eles tiveram papel fundamental em pensar este novo momento, inserir modelos no país e treinar os jovens que hoje estão despontando. Mas tem muito mercado e muito espaço. E uma dica: vai crescer ainda mais.

 

4- Cite para quem não conhece quais são as funções básicas de um profissional de mídias sociais.

– Incentivar uma nova iniciativa em Redes Sociais,

– Mensurar e Criar relatórios,

– Desenvolver estratégias e planos de comunicação digital.

– Conduzir e executar planos de comunicação digital

– Monitorar a empresa e seus principais concorrentes nas redes

– Gerenciar equipe,

– Trabalhar com agências,

– Trabalhar os stakeholders,

– Desenvolver treinamentos internos para o ambiente digital,

– Implantar políticas e processos de Comunicação Digital

– Alinhar a Comunicação Digital às estratégias da empresa

 

5- No Brasil existem especialistas no ramo? Se sim, quem são?

Tem muita gente boa por aqui! Martha Gabriel, Nino Carvalho, Carlos Nepomuceno, Patricia Moura, Gabriel Rossi, André Telles, Fábio Flatschart,Sandra Turchi, José Telmo, só para citar alguns. E não podemos esquece da grande Rizzo Miranda, da FSB Digital, que acabou de ganhar um Leão de Prata no Festival de Publicidade de Cannes com uma estratégia de Midias Digitais, toda em Redes Sociais para o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com certeza, o Brasil é um grande player neste mercado.

6- Em que empresas ele pode atuar? E como ele pode contribuir para o crescimento da companhia?

Em qualquer empresa que entenda a necessidade de se relacionar com seus mais variados públicos. E pode contribuir muito porque o que o profissional de Midias Sociais faz é Comunicação! E a Comunicação, hoje, está alinhada diretamente à estratégia da empresa.

 

7- Falando sobre o curso de Mídias Sociais, ele já conseguiu se impor? A procura por ele cresce com o avanço das redes sociais?

Hoje o que encontramos são Cursos de Extensão, Pós-Graduação e MBAs que vão tratar do tema. E, certamente, há mais demanda do que oferta de cursos no mercado. Para ter noção, um pesquisa recente mostrou que mais de 60% das pessoas que vêem uma publicidade em um meio tradicional (revista, jornal, outdoor, mobiliários urbanos) vão à Internet buscar mais informações sobre o assunto daquela publicidade. Isso comprova que, hoje, as estratégias tem que ser pensadas em conjunto com o ambiente digital. Para isso, temos que ter profissionais treinados e capacitados.  Eu gosto de ressaltar que o importante é ter um visão ampla, multidisciplinar, e não apenas ferramental. Não é mexer no Twitter, no Facebook. É pensar a estratégia por detras destas ferramentas. O que te possibilita dentro do seu negócio. E a academia, as faculdades, os programas de Pós-Graduação, ainda são os melhores lugares para se obter uma boa formação.

 

Marcio Ferreira, 43 anos Jornalista, especializado em Estratégias de Comunicação, com dezoito oito anos de experiência no mercado de Assessoria de Imprensa no Estado do Rio de Janeiro. Professor do Curso de Comunicação Social e do MBA em Marketing da Universidade Veiga de Almeida (RJ) nas disciplinas de Comunicação Empresarial e Assessoria de Comunicação e Marketing Digital

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s