Entrevista ao Boa Chance de O Globo

Prezados,

O Boa Chance, do Jornal O Globo, publicou, na sua edição On Line, uma entrevista onde falo sobre a escassez de profissionais qualificados para atuar no mercado de Redes Sociais. Segue a íntegra abaixo:

Presença das empresas nas redes sociais é significativa, mas há escassez de profissional qualificado

Publicada em 12/10/2011 às 08h39m

Amanda Moura (amanda.moura@oglobo.com.br)

RIO – Em pesquisa recente do Grupo Regus, constatou-se que de 2010 para 2011 cresceu a quantidade de empresas brasileiras que utilizam redes sociais, blogs, microblogs e fóruns para conquistar mais clientes. Segundo os dados, em um ano, o percentual de uso passou de 49% para 59%. A forte presença das corporações nas mídias sociais pode ser justificada pela necessidade em atender os brasileiros, que encontram-se em números espantosos nesses meios. De acordo com levantamento da comScore, empresa mundial de pesquisas, 99% dos usuários no país que acessam internet também entraram em sites de redes sociais.

A preocupação em adaptar-se a essa nova realidade pode ser notada na empresa carioca da área de TI Nasajon Sistemas, por exemplo.

– Buscamos sempre a proximidade com o nosso público. O uso dos canais de divulgação que chegam com a web 2.0 permitem que a empresa amplie a dimensão de atendimento, interagindo ainda mais e fazendo valer uma prática importante: o relacionamento com os clientes. Essa conversa em via de mão dupla é bastante valorizada – explica Cristina Corrêa, gerente de marketing da Nasajon.

Porém, esse cenário faz com que algumas questões entrem em cena: há profissional qualificado para essa área? Quem são essas pessoas? E como tornar-se um deles?

– Acreditar que ser um heavy user (“usuário intensivo”, em tradução livre) é suficiente para ser um analista de redes sociais é um engano. Alguns conhecimentos são essenciais, como: reconhecer o comportamento do consumidor, analisar a presença da marca na rede, cuidar da reputação da marca e monitorar constantemente a presença da empresa nesse ambiente são alguns deles – afirma Marcio Ferreira, professor do curso de Marketing Digital, do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida.

Mas e como adquirir essas noções? Ferreira explica:

– Acredito que ter uma formação inicial em comunicação é o pontapé inicial para ser bem-sucedido nessa carreira. As estratégias de comunicação off-line não são deixadas de lado no universo on-line, são apenas adaptadas. Porém, quem já possuir essa noção deve ir além, com cursos focados em marketing digital. Acredito, inclusive, que em breve teremos graduação em comunicação digital.

Sobre a qualificação, Gustavo Bueno, diretor da Comunicação Bueno, agência de propaganda criativa, assinala uma supervalorização desse profissional e a escassez do mesmo no mercado.

– Há uma rotatividade intensa dos funcionários dessa área nas agências. Isso acontece pois há uma escassez de pessoas qualificadas e, então, todos estão sempre de olhos nos que se destacam nas concorrentes. O mercado está ótimo para quem se especializa e tem talento.

A importância da presença nas redes sociais não pode se tornar uma armadilha. Marcar a presença em todas as mídias não necessariamente é um ponto positivo.

– Não consigo enxergar como benéfico estar presente em todos esses espaços virtuais. É preciso critério na escolha do ambiente em que a marca estará. Saber reconhecer a rede propícia para a empresa é de suma importância. Uma padaria, por exemplo, precisa ter um canal no Youtube mostrando a sua produção e talvez uma conta no Twitter anunciando os horários que saem as suas fornadas. Não é preciso estar em todos os meios – ressalta Ferreira.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/10/11/presenca-das-empresas-nas-redes-sociais-significativa-mas-ha-escassez-de-profissional-qualificado-925554341.asp#ixzz1b08acIbX
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s