E Davos discutiu o “Poder das Redes Sociais”

O jornalista Merval Pereira, colunista de O Globo, publicou duas colunas, no sábado 29/01 e domingo 30/01 intituladas “A força das redes” e “Sociedades Maduras”, respectivamente. Em ambos artigos ele se concentra em avaliar, a partir do artigo de Clay Shirky, professor de Novas Mídias da Universidade de nova York, como as Redes Sociais estão mudando a postura dos cidadãos, citando os casos de mobilização social através de redes sociais nos epsódios da Tunísia, Filipinas, Irã e, recentemente, Egito.

O artigo do professor Clay, “The Political Power of Social Media”, que tem oito laudas e está disponível no link ao final deste post em inglês, tem uma conclusão importante de que “as redes por sí só não tem pode político superável, sendo necessário que a sociedade esteja madura para que seus efeitos aconteçam”.

Rizzo Miranda (@rizzomiranda) , Nino Carvalho (@ninocarvalho) e Gil Giardelli (@gilgiardelli) são alguns brasileiros que têm discutido o poder deste “Cidadão 2.0” e o empoderamento – aqui entendido como a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais – que as Redes Socias tem lhes dado em artigos, palestras e discussões nas próprias redes sociais como  o Twitter.

Mas o mais interessante nos textos de Merval é a informação que o Fórum de Davos, que discute a economia mundial, abriu espaço para discutir Redes Sociais numa mesa de dar inveja e contou com o próprio Clay Shirky, Marissa Mayer, vice-presidente para pesquisa de produtos com usuários da Google; Dan Ariely, professor de Psicologia comportamental da Universidade de Duke; Reid Hoffman, fundador da LinkedIn.

Merval também recorre a Manuel Castells, sociólogo espanhol e autor do “clássico” “A Sociedade em Rede”, para reafirmar que as redes de comunicação social mudaram a lógica de poder na sociedade atual.

Vale a leitura das colunas de Merval, que estão disponibilizadas em arquivos de imagem aqui e também, com paciência, ler o artigo de Clay Shirky.

Link para as imagens da Coluna de Merval Pereira   http://plixi.com/p/73829059 e http://plixi.com/p/73829418 .

Artigo do Clay Sirky http://bit.ly/hWHSzi


Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “E Davos discutiu o “Poder das Redes Sociais”

  1. Pingback: Tweets that mention E Davos discutiu o “Poder das Redes Sociais” | Ladeira Digital -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s