As Redes Sociais na Comunicação

Reproduzo matéria publicada no site da TV UVA sobre gravação de programa para a TV Universitária. A entrevista foi ao ar e poderá ser encontrada em breve aqui neste blog.

As Redes Sociais na Comunicação

A existência dos agrupamentos de indivíduos na internet que formam as chamadas Redes Sociais foi objeto de debate no programa Arena Universitária. O bate-papo contou com a presença de especialistas que acreditam na internet como uma forma revolucionária de se fazer comunicação.

De acordo com a jornalista Riso Miranda, o mundo virtual é uma novidade em que o brasileiro está se integrando rapidamente e afirma: “Ainda existe muita curiosidade sobre os efeitos que a tecnologia promove na comunicação e no cotidiano das pessoas, mesmo já existindo intervenção direta da população no jornalismo” .

Mas a internet está influenciando não só o jornalismo como também o meio empresarial, que migra cada vez mais para as Redes Sociais. Nino Carvalho, que é especialista em Marketing Digital, afirma que a busca de candidatos para emprego nas redes sociais já é um fato. O twitter, Facebook e Orkut têm promovido muitas pessoas a vagas de emprego e conclui: “Isto ocorre por que o mercado de trabalho está selecionando candidatos não só pela competência, mas também pela autenticidade e relacionamento interpessoal”, conclui.

Um exemplo de que a internet é um extenso mercado para a divulgação de conteúdo pode ser observado no discurso de Ariel Alexandre fundador do site Vídeolog. Para ele os sites de relacionamento nas empresas só têm a acrescentar e promover o trabalho, pois as pessoas interagem na rede e levam isso para a vida real. “Existe uma linha muito tênue entre virtualização e o dia-a-dia das pessoas; por isso, fica difícil definir o que é virtual e real. A diferença é que na internet existe a possibilidade da edição, ou seja, a informação é passada da maneira que você quiser”, afirma o empresário.

Esta forma de divulgação da imagem tem sido o objetivo principal não só das empresas, mas, também, de muitos usuários que enxergam na internet uma mídia capaz de levar informação a um grande número de pessoas no mundo.

Para o estudante de jornalismo Matheus Rocha, as redes sociais  funcionam como divulgação de trabalho além de publicidade pessoal – “Hoje posso ser lido por diversas pessoas no blog, pois a internet é uma excelente mídia para se difundir textos e vídeos. Com isso se adquire popularidade” – conta o estudante.

Outra questão a ser analisada a respeito dessas redes  é que, além da finalidade de informar e articular pessoas, elas exprimem novas idéias e conceitos sobre a sociedade e os relacionamentos dentro e fora do mundo virtual. Segundo o professor Márcio Ferreira, as redes sociais são vistas pelas empresas como fontes de idéias e promoção de conceitos para o bem comum. “Muitos sites do governo, por exemplo, exploram comunidades na internet para promover publicidade social. Isso se torna um diferencial e estende às campanhas das mídias tradicionais” afirma o professor.

Portanto, o jornalismo hoje, é uma profissão que cresce para além das redações e mídias convencionais. A internet passa a ser uma extensão das mídias conhecidas, porém com um poder não centralizado. Na comunicação o grande diferencial é o tempo que você consegue disseminar conteúdo nas Redes Sociais. No mundo virtual a questão da durabilidade, agilidade e credibilidade da informação são fatores fundamentais para o jornalismo.

(http://www.agenciauva.com.br/new/?p=1274)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s