Algumas respostas sobre Assessoria de Comunicação

Olá pessoal. Neste post respondo as perguntas do @foxxavier, aluno da Veiga de Almeida sobre Assessoria de Comunicação. Espero que seja de grande auxílio para ele e para quem tem dúvidas parecidas com a dele.

Qual a importância da assessoria de comunicação para as empresas?

Hoje as Assessorias têm um papel estratégico dentro das organizações, principalmente aquelas que não enxergam a comunicação como uma “gordura” e sim como um diferencial competitivo. Se antes a Comunicação era vista como um empecilho, hoje ela é a grande aliada das estratégias, contribuindo para o sucesso dos negócios. Isso pode ser visto a partir do crescimento de departamentos de comunicação corporativa e de vagas abertas pelo mercado nos últimos anos para profissionais de comunicação.

Falando especificamente das Assessorias de Comunicação, vale ressaltar o leque de ferramentas que esta disciplina tem e que pode ser adotadas como um grande diferencial seja para manutenção da identidade corporativa, para atuar no campo da responsabilidade socioambiental, na cultura organizacional ou auxiliar no relacionamento com os stakeholders.


Quais requisitos são necessários para ser um bom assessor de comunicação?

Deixar de lados o que chamo de “guetos comunicacionais”. Não pode ficar engessado no discurso de que:

– Eu sou jornalista, eu sou publicitário, eu sou RP, eu só mexo com Midias Sociais.

A Comunicação é um todo. É 360º. E é isso que o mercado está cada vez mais exigindo. É óbvio que não estou aqui pregando o fim da especialidade ou mesmo das áreas acima citadas. Porém não dá para fazer assessoria de comunicação sem uma visão muito aprofundada do todo, sem preconceitos com “a” ou “b”, entendendo que o bom assessor de comunicação é como um maestro. Não precisa saber tocar todos os instrumentos, mas tem que saber tirar um som harmônico quando todos estiverem juntos.


Na sua opinião. Existe diferença entre assessoria de comunicação de empresas privadas e órgãos públicos? Em caso afirmativo, quais?

A uma diferença muito sensível que é o foco do negócio. As assessorias de órgãos públicos têm um compromisso informativo muito mais abrangente do que as de empresas privadas pela própria condição do trabalho que exercem. Se pensarmos do porque de um órgão público hoje necessitar ter uma Assessoria de Comunicação, veremos que é tão somente pelo fato de que o cidadão precisa ficar informado das atividades que passam por ali. Afinal de contas, é um serviço público, meu, seu, nosso. O problema é que durante muitos anos, por conta de um regime político controverso, essas assessorias deixaram de cumprir esta importante função. Só agora, de 10 anos pra cá, é que vemos um profissionalização fantástica das Assessorias nos órgãos público, buscando o que há de melhor no mercado, trazendo experiências de sucesso e adotando práticas mercadológicas testadas e de sucesso, como nos casos da Empraba, o Ministério da Saúde, da Polícia Federal entre outras.


Há alguma assessoria de comunicação de um órgão público que você admire? Por que?

De um modo geral, houve uma grande profissionalização nas Assessorias de órgãos públicos. A da Petrobras é um exemplo pela utilização ativa das ferramentas de Assessoria, por entender o papel de uma Assessoria e por inovar, sempre, trazendo novidades e incorporando o que há de melhor no mercado.

steakholders.
Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Algumas respostas sobre Assessoria de Comunicação

  1. Michelle Reis

    Precisamos conversar, companheiro Márcio.
    Quanto tempo, moço! Comovai a família?
    Legal conseguir te localizar, após algumas tentativas há alguns anos.
    Adorei suas postagens sobre assessoria. A propósito, hoje sou assessora da Prefeitura de Rio das Ostras. O Lui e a Aimée ainda moram aqui?
    Qual é o seu email?
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s